Projetos

Pellets

Pellets são um tipo de combustível de madeira feitos com serragem prensada. Os pellets são extremamente densos e podem ser produzidos com baixo teor de umidade (abaixo de 10%) que permite que sejam queimados com alta eficiência de combustão, sua alta densidade também permite compacto armazenamento e racional transporte sob longas distâncias. Além disso, sua geometria regular e pequeno tamanho permite automática alimentação com boa calibragem. Eles podem ser alimentados por uma sonda alimentadora ou por transporte pneumático.
Os sistemas de aquecimento Pellets fornecem uma solução de baixo teor de CO2, pois a quantidade de CO2 emitida durante a combustão é igual à quantidade de CO2 absorvida pelas árvores durante seu crescimento. Com os queimadores de alta eficiencia desenvolvidos nos últimos anos, outras emissões como a de NOx e compostos orgânicos voláteis são muito baixos, fazendo este um dos mais não-poluentes sistemas de aquecimento disponíveis.

Fatos conhecidos:
- O conteúdo de energia dos pellets é de aproximadamente 4.8 kWh /ton (ou cerca de 17 milhões de BTU/ton).?- 2.2 toneladas de pellets usados impedem 1,000 litros de óleo a serem queimados, poupando aproximadamente 2 toneladas de CO2.?- Pellets são limpos e neutros de CO2.

Vantagens:

Em comparação com sistemas convencionais como lenha ou cavaco, os pellets oferece algumas vantagens:
•    Alto poder calorífico: 4.800 k cal – mais que o dobro da lenha e do cavaco.
•    Baixa umidade: nosso processo produtivo garante um grau de umidade médio de 8%. Lenha e cavaco chegam a 60%, gerando baixo rendimento e grande quantidade de fumaça.
•    Energia constante: graças a um rígido controle de qualidade que inicia na seleção da matéria-prima, e a um sistema de produção com alta tecnologia, os pellets garantem uma queima constante.
•    Produto atóxico: controle de qualidade garante produtos livres de qualquer tipo de contaminação por metais pesados e poluentes.
•    Redução de emissão de fumaça: os equipamentos desenvolvidos para a queima do pellet, têm capacidade de redução significativa da fumaça – principalmente se comparado com outros combustíveis à base de biomassa.
•    Redução de área de armazenagem: os pellets não necessitam de grandes áreas de armazenamento. As embalagens padronizadas, sejam sacos de 20 kg ou big bags, facilitam manuseio e estocagem.
•    Limpeza: os pellets mantêm o ambiente limpo, livre de insetos, gravetos e folhas.
•    Economia: o sistema de queima com pellets proporciona uma importante economia, que pode variar entre 10% a 50%, dependendo do combustível utilizado, por ser uma fonte de calor de alto desempenho, com baixo valor e por necessitar de menos mão de obra no processo.

Para mais informações: contato@somabrasil.net.br